8.12.11

[08] Calendário de Natal - a rosca natalina

Antes de vir morar em Salvador não conhecia essa rosca que aqui só tem no mês de dezembro. Nas padarias (que aqui são chamadas de delicatessen), docerias e supermercados elas lotam prateleiras, é muito bonita e deliciosa.


A massa lembra o panettone, cheia de frutas cristalizadas, sobre ela são frutas frescas e fios de ovos.


Esta rosca comprei de manhã no supermercado daqui da esquina, lá tem uma padaria muito boa que não deixa a dever em nada para padarias de São Paulo, além do pãozinho francês (que é aqui é cacetinho) tem muitos bolos e doces muito bem feitos.


Sou capaz de comer uma inteira sozinha, mas me controlei, deixei metade para amanhã. As frutas comi todas, muito docinhas, uvas sem caroço e ameixas.


Comi a rosca com vinho branco gelado, um frascati, achei que combinou (ou harmonizou...rs) muito bem!

Hoje, dia 8 de dezembro, é feriado em Salvador, dia da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, assim como em Jacareí, Campinas, Veneza e em muitas outras cidades.


Esta imagem da Imaculada Conceição está na Igreja de São Francisco, no Pelourinho, aquela igreja linda, barroca, toda entalhada e decorada com ouro. Fiz esta foto há quase um ano quando fui lá com minha filha, neta e genro. É um passeio imperdível em Salvador.
[ando pensando em fazer um post sobre turismo aqui, com dicas, acho que tem que ser mais de um post]


Já que é feriado e a gente ficou em casa - só fui fazer minha caminhada de manhã na praia e entrei no mar que estava excepcionalmente bom hoje, ondas baixas e água quente - aproveitamos para fazer uma porção de coisinhas, pois serviço de casa nunca acaba. Dentre um monte de coisas que Tunico fez, ele pintou, pra mim, uma caixinha de madeira, tipo uma bandeja, onde vieram mudas de plantas.


Ainda não sei o que vai sair, por esses dias eu invento, nos dias antes do Natal continuo enfeitando a casa, não faço tudo de uma vez, a decoração vai acontecendo...


Aqui na Bahia não se põe sapatinho na janela, é 'abaianas' mesmo, afinal é o que todos usam!..hehe
E assim, tudo aqui em casa vai tomado o tom cor-de-rosa do nosso Natal deste ano!


Nossa Noite Feliz é cor-de-rosa!

*

Um comentário:

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Aqui em Piracicaba também foi feriado ontem. Aproveitei o dia com os meninos, pq marido trabalha em outra cidade...
Essa rosca tem a cara divina. Fiquei aqui morrendo de vontade!!!!!!!!!!rs
Um beijo e um ótimo final de semana