8.4.13

Juju agora em Jacareí

Comecei esse blog quando fomos morar em Salvador em 2009. Agora de volta a São Paulo, estive pensando em outro nome para o blog (era Juju na Bahia), decidi por "Juju por aí..." afinal estou sempre rodando por esse mundão, não tanto quanto desejo, mas meu olhar está atento a tudo ao meu redor, e é isso que mostro no blog, o que vejo por ai...
Agora em Jacareí vou explorar o pedaço, talvez enxergar o que muita gente que vive aqui nem percebe, o meu olhar é treinado para ver belezas nos detalhes, é assim que caminho por aí, prestando atenção a minha volta, sempre! Cada um vê com os olhos da alma.
Estou há poucos dias aqui, a velha cidade onde nasci é nova para mim agora. O bairro onde moro nem existia quando eu era criança. Nos anos 70 fui estudar em São Paulo e depois disso vivi em várias cidades e estados. Encontro um lugar que preciso re-conhecer.





Jacareí é uma cidade antiga, tem 361 anos, fundada por bandeirantes tem um traçado tortuoso nas ruas centrais, não foi preservada em nome do "progresso" como se costuma dizer no nosso país, o que é uma pena, era bem mais bonita nos meus tempos de infância nos anos 50 e 60. Algumas coisas melhoraram, tem um bom comércio, novos bairros, muitas construções, são 200 mil habitantes. Hoje a cidade está praticamente emendada a São José dos Campos que dista 12 quilômetros e fica a 1 hora da cidade de São Paulo. É bem localizada em termos geográficos, perto da montanha de Campos de Jordão e do mar de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, além de ser rodeada de pequenas cidades com características rurais. Entre a Mantiqueira e a Serra do Mar, Jacareí é a primeira cidade do Vale do Paraiba, caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro.
Bem, acho que tenho muito para explorar por aqui, e vou contanto no blog.

*

4 comentários:

Allan Robert P. J. disse...

Mudar é bom e "Juju por aí" é o nome perfeito para quem gosta de novidades.

:)

Dinamara Osses disse...

Muito bem lembrada a aproximação de São José dos Campos em nossa Jacareí, Juju. Quem padece mais com a conurbação entre as duas cidades é o nosso rio Comprido. Rico em história, rico em cultura, ele é o limite natural da cidade e sofre com a degradação ambiental, correndo o risco de se tornar uma lenda urbana. Mas ainda há tempo de preservá-lo, de mobilizar a sociedade e cobrar do poder público ações de recuperação em benefício do rio Comprido, em benefício da valorização da nossa própria história. Abraços!

VILAS BOAS disse...



Gostei do Juju por aí.

VILAS BOAS disse...



Gostei do Juju por aí, boa escolha.
Abçs, D'Amar